Polícia Nacional coloca mais 78 agentes na cidade da Praia e imposição de novas patentes
Escrito por Crioula Fm em 22 de Abril, 2026
A cidade da Praia acolheu ontem, os novos agentes da Polícia Nacional, numa cerimónia marcada pela imposição de patentes aos subchefes principais e agentes principais, promovidos a subchefe-coordenador e agente-coordenador.
O ministro da Administração Interna, Paulo Rocha, considerou que a cerimónia representa “dois momentos importantes” na vida da instituição, nomeadamente, a entrada dos novos agentes e a progressão daqueles que seguem na carreira.
Por sua vez, o Director Nacional da Polícia, Jorge Humberto, sublinhou que quem entra deve seguir os bons exemplos e que o sucesso na carreira dependerá do compromisso com os valores da corporação, nomeadamente a ética, a responsabilidade e o respeito pelos direitos dos cidadãos.
No total, foram 201 formandos a concluir a formação a nível nacional, tendo sido nomeados agentes de 2.ª classe por despacho do ministro da Administração Interna, publicado no Boletim Oficial a 13 de Abril, sendo que 78 foram colocados na cidade da Praia.
A cerimónia ficou igualmente marcada pela implementação de alterações ao Estatuto do Pessoal Policial, que alargam a carreira e criam os postos de subchefe-coordenador e agente-coordenador.
Transitaram para novos cargos 243 efetivos, sendo que 38 subchefes principais foram promovidos a subchefe-coordenador e 205 agentes principais a agente-coordenador.