Mãe criticada por realizar festa pelo 1.º dente do filho na Austrália
Escrito por Crioula Fm em 6 de Julho, 2026
Uma festa para comemorar o nascimento do primeiro dente de um bebé provocou várias reações nas redes sociais, após a empresa de arranjos florais Unique Floral Sydney, na Austrália, ter partilhado imagens da celebração.
Uma festa para assinalar o nascimento do primeiro dente de um bebé gerou um aceso debate nas redes sociais, depois de a empresa de arranjos florais Unique Floral Sydney, na Austrália, ter partilhado imagens do evento.
“Um dentinho minúsculo, um marco enorme. A mamã está tão orgulhosa de ti, Jacob, e foi uma honra para nós ajudar a tornar este marco ainda mais especial com um arranjo floral feito à medida. Cada marco merece uma bela celebração”, partilhou o serviço, na rede social Instagram.
Nas imagens, são visíveis vários arranjos florais em tons de azul e branco, assim como a inscrição “o primeiro dente do Jacob” e “saiu-me o primeiro dente”.
A gerente da empresa, Negin Mansouri, contou ao news.com.au que, apesar do pedido invulgar, acredita que todos os momentos devem ser celebrados.
“A opinião de cada um é diferente, mas acredito que todos os momentos, grandes ou pequenos, devem ser celebrados. Muitos dos meus clientes só querem um pretexto para celebrar os seus entes queridos, e acho isso comovente. No fim de contas, estes pais só querem fazer com que os seus filhos se sintam amados”, disse.
A mulher, que assumiu sentir-se “honrada por ajudar a tornar este momento ainda mais especial para os pais”, apontou ainda que a forte indignação online tem sido “surpreendente”.
“O que farão quando o bebé dar os primeiros passos? Uma grande festa?”, ironizou uma internauta, na rede social X (Twitter).
Outro considerou que “chegámos a uma era em que tudo se transforma em conteúdo e tudo é usado para obter reconhecimento nas redes sociais”, mas ressalvou que “o dinheiro e a felicidade são deles”. “Como não somos nós que pagamos, não temos nada a dizer”, defendeu.
“Depois das cerimónias de formatura da creche para a passagem para o jardim de infância, era preciso algo para um marco mais simples, não era?”, argumentou uma utilizadora da mesma rede social.
Já outro atirou: “Pergunto-me o que ela fará pelo Jacob quando ele fizer o seu primeiro cocó na sanita dos meninos grandes.”
Houve ainda que recordasse que assinalar o nascimento ou a perda do primeiro dente são celebrações comuns noutras culturas, tal como acontece na Arménia e na Turquia, por exemplo.
“De onde venho, sempre celebrámos o aparecimento do primeiro dente ou a perda do primeiro dente. Aproveitava todas as oportunidades que tinha para exibir o meu bebé com dentes tortos, porque ele só tinha gengiva”, contou uma internauta.
“Digam-me que não compreendem outras culturas. Vá lá, malta, sejam melhores”, apelou outro.
De acordo com o blogue The Armenian Kitchen, a cerimónia conhecida como Agra Hadig celebra o nascimento do primeiro dente do bebé.
“A mãe apoia o bebé numa mesa ou no chão e coloca cinco objetos à frente da criança; o primeiro objeto que o bebé escolher prediz a sua futura profissão. Antes de a criança fazer a escolha, a sua cabeça é coberta com um véu ou um lenço, sobre o qual é espalhado um pouco de hadig [prato tradicional à base de trigo], para simbolizar um desejo de fertilidade”, lê-se.
O blogue indicou ainda que, “nas celebrações durante a tarde, apenas as mulheres participam e só são servidos doces”. Contudo, “quando a festa se realiza à noite, os homens também participam e é servido um jantar completo em estilo buffet arménio”.
“Embora prevaleça a alegria, subjacente a essa alegria está uma preocupação genuína com o bem-estar futuro da criança, o seu estatuto social e a sua prosperidade económica. Enquanto o primeiro dente determina o momento deste evento divinatório entre os arménios, noutras culturas ocorre frequentemente quando a criança faz um ano de idade”, complementou.