Deslizamento de terras no noroeste da China faz 21 mortos

Escrito por em 8 de Julho, 2026

Um deslizamento de terras na província chinesa de Gansu, no noroeste do país, provocou 21 mortos e sete feridos ligeiros, após soterrar 33 pessoas na terça-feira, anunciaram hoje as autoridades, no final das operações de busca e resgate.

Segundo a agência noticiosa oficial Xinhua, as equipas de salvamento retiraram todas as pessoas soterradas, tendo cinco sobreviventes escapado sem ferimentos.

O deslizamento ocorreu pelas 06h56 locais de terça-feira (23h56 de segunda-feira em Lisboa), na aldeia de Renzang, sob administração da cidade de Longnan.

Após o acidente, as autoridades locais mobilizaram equipas de resposta a emergências, bombeiros e forças de segurança para as operações de busca e salvamento.

O jornal Beijing News noticiou que as vítimas integravam um grupo que se deslocava para uma zona florestal para remover árvores secas.

De acordo com o mesmo diário, não se registaram precipitações na área antes nem depois do deslizamento, cuja causa continua por apurar.

Um dos operacionais envolvidos nas buscas, citado pela imprensa local, explicou que o deslizamento ocorreu numa zona de ravina, junto a uma encosta atravessada por uma linha de água, tendo a massa de terra formado uma frente com cerca de 70 a 80 metros de comprimento.

Perante a sucessão de desastres naturais registados em várias regiões da China nos últimos dias, o Presidente chinês, Xi Jinping, apelou ao reforço dos esforços de resgate, assistência aos feridos e realojamento das populações afetadas.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Faixa Atual

Título

Artista

Background